efeitos da estiagem

Itaara decreta situação de emergência

18.398

Foto: Prefeitura de Itaara
Reunião na última segunda-feira reuniu o secretariado, integrantes da Defesa Civil e Emater

O prefeito de Itaara, Cléo Vieira do Carmo, assinou na manhã desta terça-feira o decreto que declara Situação de Emergência no munícipio. 

O documento foi assinado após uma decisão tomada na reunião da última segunda-feira que contou, além da presença do prefeito, com o coronel Jacob Pinton, da Defesa Civil Estadual, a vice-prefeita e secretária de saúde Marta Copetti, a presidente da Câmara de Vereadores, Priscila Staggemeir Rossato, o secretário de agricultura e meio ambiente, Rogério Rosa de Paula, o secretário de educação e desporto, Jacir Leandro Rodrigues da Silva, a secretária de Assistência Social, Lei Wilm, a assistente social Ana Laura Santos, os membros da Defesa Civil Deivid Vicent Alves e Nestor Silva Sales, a diretora administrativa Leda Ferigollo e o coordenador da Emater no município, Aliel Freitas Correa.

Jacir Leandro Rodrigues da Silva, o secretário de educação e desporto, Leila Wilm, a secretária de assistência social, Ana Laura Santos, o assistente social, Deivid Vicent Alves, o integrante da Defesa Civil Nestor Silva Sales, a diretora administrativa Leda Ferigollo e o coordenador da Emater no município, Aliel Freitas Correa.

Na reunião, Correa apresentou novamente os dados relativos as perdas de produtividade nas culturas de soja, milho e feijão, já apurados no mês de janeiro e que só aumentaram pela estiagem de mais de 60 dias. Segundo ele, a agricultura familiar também está sendo afetada pelos efeitos da estiagem, provocando desabastecimento de água para consumo próprio e dos animais. O fato compromete a subsistência das próprias famílias e também a entrega de produtos para a merenda escolar dos agricultores que integram o Projeto Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O secretário Rogério de Paula relatou que existem propriedades rurais com reservas mínimas de água e que a incidência de sol tem agravado a situação, causando vaporização excessiva dos reservatórios, tanto nos lagos artificiais, rios e córregos.

*Com informações da prefeitura de Itaara


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Itaara registra primeira morte por coronavírus

Próximo

Homem é esfaqueado pela companheira em Itaara

itaara